Skip to main content

A Osteopatia pode ajudar a recuperar ou a prevenir a incontinência urinária


"A minha avó e a minha mãe sofrem de perdas de urina! Então naturalmente também terei!"

Será mesmo verdade ??



Explicando desde o início: A urina é produzida pelos rins e através dos ureteres chega à bexiga, onde é armazenada. A bexiga e a uretra, o orifício que permite a saída da urina, têm uma série de músculos e nervos que permitem o controlo da saída da urina.
Conforme a bexiga vai armazenando mais líquido, maior é a pressão exercida e é enviado um sinal ao cérebro para contrair os músculos da bexiga e relaxar os da uretra para permitir a saída de urina. Para além disso, toda a musculatura que envolve a cavidade abdominal, sobretudo os músculos do períneo (soalho pélvico), são muito importantes para que todo este sistema funcione correctamente.
A incontinência urinária (IU) surge quando algo neste sistema falha!

As perdas de urina involuntárias são consideradas de urgência quando existe uma vontade súbita e intensa de ir à casa de banho e de esforço quando se faz exercício, espirra, ri, tosse ou se pega em algo pesado.
A primeira está mais relacionada com o envelhecimento, sobretudo após a menopausa (apesar de ser também frequente em adultos jovens), enquanto que a IU por esforço está associada ao enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, sendo por isso muito frequente em mulheres jovens após a gravidez/parto.
Segundo a International Continence Society, a IU para além de ser um problema de saúde e higiene, tem um grande impacto social e económico tendo repercussões a nível físico, sexual, emocional, social e laboral, por exemplo. É um tabu, onde o medo e a vergonha de que os outros sintam o cheiro ou vejam marcas de perdas de urina levam ao isolamento social e íntimo.

Segundo um estudo realizado em Portugal em 2008, 1 em cada 5 portugueses com mais de 40 anos sofre de perdas de urina, sendo a proporção de 3 mulheres para cada homem. Por isso, apesar de ser comum não é normal! E qual é o melhor tratamento?
É mesmo a prevenção! Mas quando já existe efectiva perda de urina para além do treino dos músculos da cavidade abdominal (através de pilates, ginástica abdominal hipopressiva, entre outros), a Osteopatia pode ajudar a dar mobilidade a todas as estruturas músculo-esqueléticas e órgãos afectados na cavidade abdominal melhorando a vascularização e inervação dos mesmos e assim acelerar a recuperação do correcto funcionamento de todo o sistema urinário.

Quer para tratamento ou prevenção consulte o seu Osteopata e Fisioterapeuta!

Comments

Popular posts from this blog

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa

Equipa: Verónica Pinto-Bruesten

Verónica Pinto-Bruesten EDUCAÇÃO Psicóloga Clínica – Universidade Católica de Caracas. (Equivalência da Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Psiconeuroimunología. Universidade do Zulia/FCS. Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental – Certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento – APTC. Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Pós-Graduação em “Stress, Envelhecimento e Neurodegeneração. Intervenções psicológicas e farmacológicas” – UNED – Madrid. Pós-Graduação em Psicologia do Comportamento Organizacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Técnicas de Respiração e Relaxamento, Coerência Cardíaca, Estimulação Bilateral Interhemisférica (EBAI), Gestão do Stress, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Intervenção Psicológica em grupos, Hipnose na Gestão
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"