Skip to main content

Dia mundial da alimentação saudável


Atualmente o mundo enfrenta varias epidemias com causas nutricionais, pois a forma que nos alimentamos está a esgotar a nossa saúde por falta de nutrientes vitais em prol da ingestão de alimentos pouco ricos em micronutrientes, mas rico em gorduras saturadas, açúcares simples e alimentos processados.

Para além desta substituição, existe também o consumo excessivo destes alimentos. A quantidade ingerida pode levar a incapacidade de o corpo processar os alimentos e por consequência levar a desequilíbrios fisiológicos causadores de doenças, sendo as mais prevalentes e mortais, as doenças cardiovasculares a diabetes e o cancro.

A alimentação afeta todo o nosso ser, por exemplo em termos fisiológicos quando alimentação é nutricionalmente inadequada pode debilitar a digestão, se não for bem-feita pode levar a má absorção de micronutrientes.

E aqui começa o efeito dominó, começa a faltar matéria-prima para uma série de reações químicas que ocorrem dentro do nosso corpo, afetando o funcionamento cerebral, hormonal e imunitário, importantes no comando da resistência imunitária, das emoções, do metabolismo e na reprodução humana.

Para repor o equilíbrio nutricional é importante a avaliação personalizada das necessidades específicas de cada individuo, adequando um plano alimentar a sua especificidade. Para potenciar a sua saúde, procure um nutricionista e encontrará o melhor de si.

Regras base para uma alimentação saudável:



Comments

Popular posts from this blog

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa

Equipa: Verónica Pinto-Bruesten

Verónica Pinto-Bruesten EDUCAÇÃO Psicóloga Clínica – Universidade Católica de Caracas. (Equivalência da Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Psiconeuroimunología. Universidade do Zulia/FCS. Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental – Certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento – APTC. Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Pós-Graduação em “Stress, Envelhecimento e Neurodegeneração. Intervenções psicológicas e farmacológicas” – UNED – Madrid. Pós-Graduação em Psicologia do Comportamento Organizacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Técnicas de Respiração e Relaxamento, Coerência Cardíaca, Estimulação Bilateral Interhemisférica (EBAI), Gestão do Stress, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Intervenção Psicológica em grupos, Hipnose na Gestão
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"