Skip to main content

Crianças Especiais, Propostas Inovadoras – A Terapia de Biofeedback




Atualmente existe mais consciência das perturbações que afetam crianças e adolescentes, o que nos permite identificar e intervir precocemente, mas também infelizmente sobrediagnosticar e agir depressa demais. Vivemos numa cultura do imediato! Pais, profissionais e escolas precisam de resolver as situações para ontem.

Já ninguém aguenta a frustração, a incerteza, o andar passo a passo e por vezes precipitamos diagnósticos que ficam como “rótulos” para a vida e que trazem poucos benefícios a quem carrega com o peso desse fardo. É neste caminho de procura de diagnósticos e intervenções rápidas que muitas crianças se vêm medicadas em função de sintomas que nem sempre falam sobre o que se passa verdadeiramente.

Aditi Shankardass, Neurocientista, defende que muitas perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem estão insuficientemente ou erradamente diagnosticadas, com base exclusivamente numa perspetiva comportamental e é pioneira na utilização da tecnologia de EEG (permite observar o funcionamento do cérebro) no diagnóstico correto de perturbações que estão relacionados com alterações no funcionamento do cérebro.

Sabemos que muitas vezes a base não está nesses transtornos do funcionamento do cérebro, mas em questões sociais, culturais e emocionais que foram pano de fundo das alterações neurofisiológicas e de maturação de determinadas áreas cerebrais. Precisamos olhar/avaliar o seu funcionamento para não precipitarmos “sentenças” e tratamentos que podem não ser os mais indicados.

É sem dúvida o caso da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, que tem vindo a ser excessivamente diagnosticada, com base apenas na observação ou relato comportamental, mesmo sabendo-se que um diagnóstico correto implica que exista uma alteração no funcionamento da Dopamina e/ou da Noradrenalina na área pré-frontal do cérebro. À pergunta, como é que o seu filho foi diagnosticado, a resposta é invariavelmente, pelo comportamento. Insuficiente!

Era preciso encontrar algo que nos permitisse com eficiência observar os parâmetros alterados nestes diagnósticos e intervir de forma diferenciada.
É cada vez mais urgente trabalhar em parceria, de forma multidisciplinar, com mais olhos, ouvidos e várias especialidades, para podermos abarcar a infinidade de situações de cariz físico, emocional, social e cultural que apresentam.

Na consulta de Desenvolvimento na Aprendizagem conjugamos duas especialidades terapêuticas: a Medicina Quântica (Sistema de Biofeedback e Neurofeedback) e a Psicoterapia Corporal. É uma conjugação moderna e eficiente onde a área tecnológica e científica se junta à Psicologia, exponenciando o sucesso clínico na resolução destas problemáticas.

A tecnologia da Medicina Quântica (Sistema de Biofeedback e Neurofeedback) é uma tecnologia inovadora, que trabalha através de frequências eletromagnéticas, que permitem a avaliação e estimulação de órgãos, glândulas, ondas cerebrais, hormonas e neurotransmissores, entre outros, cujas alterações estão na base dos sintomas e patologias apresentadas. Permite observar as alterações que corroboram determinados diagnósticos, bem como atuar diretamente nas dissonâncias que apresentam.

Na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção existe uma irregularidade nos níveis de atividade de ondas cerebrais alfa, beta, teta, ou delta, entre outras, presentes no EEG. Verifica-se uma presença aumentada das oscilações de lenta frequência (teta) e a presença diminuída das oscilações de rápida frequência (beta). Um dos tratamentos mais utilizados e investigados neste campo consiste em aumentar a produção da atividade beta (16-20Hz) e suprimir a produção de atividade das frequências teta (4-8Hz). Já existem estudos que comprovam que a terapia por biofeedback/neurofeedback pode provocar o efeito estimulante que o corpo precisa, em alternativa à medicação química (ritalina, concerta ou rubifen), capaz de minorar os sintomas que intervêm negativamente no desenvolvimento e aprendizagem.

A terapia quântica permite não só a estimulação frequêncial necessária, avaliando e impulsionando a atividade cerebral, bem como a análise e tratamento de sintomas complementares, que muitas vezes estão associados aos transtornos apresentados.



Psicoterapeuta Corporal / Medicina Quântica e Medicina Chinesa

Comments

Popular posts from this blog

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa

Equipa: Verónica Pinto-Bruesten

Verónica Pinto-Bruesten EDUCAÇÃO Psicóloga Clínica – Universidade Católica de Caracas. (Equivalência da Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Psiconeuroimunología. Universidade do Zulia/FCS. Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental – Certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento – APTC. Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Pós-Graduação em “Stress, Envelhecimento e Neurodegeneração. Intervenções psicológicas e farmacológicas” – UNED – Madrid. Pós-Graduação em Psicologia do Comportamento Organizacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Técnicas de Respiração e Relaxamento, Coerência Cardíaca, Estimulação Bilateral Interhemisférica (EBAI), Gestão do Stress, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Intervenção Psicológica em grupos, Hipnose na Gestão
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"