Skip to main content

Os benefícios da acupunctura no alívio da dor menstrual



Um pequeno estudo piloto de 74 mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos descobriu que mais da metade apresentou redução de pelo menos 50% na gravidade do período de dor após sofrer tratamento de acupuntura por três meses, com efeitos duradouros até um ano.

Muitas das mulheres também relataram menos necessidade de usar analgésicos para tratar a dor do período e uma melhora nos sintomas secundários, incluindo dores de cabeça e náuseas, de acordo com o estudo publicado no jornal internacional PLOS One.

Conhecido nos círculos médicos como dismenorréia primária, o período de dor é mais comum em mulheres com menos de 25 anos e o problema ginecológico mais comum entre as mulheres em geral, com quatro em cada cinco encontrando-se durante os anos reprodutivos.

Os pesquisadores da Western Sydney University e da Universidade de Auckland também descobriram que a acupuntura manual, onde as agulhas finas são inseridas em certos pontos do corpo, forneceu mais alívio do que a eletro-acupuntura, o que envolve uma pequena corrente elétrica que passa pelas agulhas.

"Nosso estudo piloto descobriu que o uso de estimulação manual das agulhas, em vez de um pulso elétrico, comumente usado em muitos estudos chineses para dor no período, resultou em uma necessidade reduzida de medicação para aliviar a dor e melhora nos sintomas secundários, como dores de cabeça e náuseas" Disse o Dr. Mike Armor, um pesquisador de pós-doutorado no Instituto Nacional de Medicina Complementar da Western Sydney University.

"O último foi inesperado e será explorado mais adiante no futuro, ensaios maiores".

Durante o estudo, as mulheres mantiveram diário e passaram por um dos quatro tipos de tratamentos manuais ou de eletro acupuntura.

Doze tratamentos foram realizados uma ou três vezes por semana em três ciclos menstruais.

As mulheres relataram reduções significativas na "pico de dor" durante os três primeiros dias do período e na "dor média" experimentada durante todo o período, com os efeitos sustentados por 12 meses.

Muitos também experimentaram melhorias em sintomas relacionados ao PMS, como mudanças de humor.

"O tempo de tratamento parece desempenhar um pequeno papel, com alta freqüência de tratamento, proporcionando maiores melhorias na qualidade de vida relacionada à saúde", escreveram os pesquisadores.

Fonte: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0180177

Comments

Popular posts from this blog

Love Bali | A Nossa Fitoterapia - Ana Galhardo Simões

"Como psicoterapeuta corporal fui sentindo ao longo dos anos a necessidade de ir ao encontro das necessidades das pessoas de forma simples e natural. Os nossos problemas, doenças e dificuldades são o resultado de desequilíbrios físicos, emocionais, espirituais e energéticos! Por vezes tratamos apenas o físico sem conseguir chegar à causa que provocou aquela dissonância no nosso organismo, no nosso comportamento ou no nosso bem-estar. Desesperados recorremos a químicos que rapidamente aliviam os nossos sintomas e permitem uma falsa sensação de conforto ou satisfação. Comecei por fazer uma formação em terapia floral, no meu caso, Florais de Saint Germain, fascinada mas também um pouco cética! Todos os dias recebia e recebo feedbacks muito positivos dos seus efeitos quer tomados quer utilizados em cremes ou óleos, ou mesmo diretamente na pele. Se já era fascinada pelo poder das plantas e ervas a partir desse momento fiquei fã incondicional. Por vezes os químicos são i...
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"

Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Linfedema Pós-Mastectomia

O cancro de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, apresentando alta incidência e elevadas taxas de mortalidade. Dentro dos recursos terapêuticos auxiliares no tratamento, estão a quimioterapia, hormonoterapia, radioterapia, as técnicas cirúrgicas e a fisioterapia.  A cirurgia contribui para o tratamento e prevenção, porém, pode apresentar várias complicações como o linfedema , que é bastante comum após a cirurgia.  A fisioterapia atua no tratamento do linfedema com diferentes técnicas, entre elas encontramos a drenagem linfática manual , que é uma técnica bastante utilizada na prevenção e tratamento do linfedema, proporcionando bons resultados, conforme comprovado no seguinte estudo .