Skip to main content

A Equipa: Ana Rita Carmo

Ana Rita Carmo


EDUCAÇÃO
2016 – Pós graduação em Terapia de Casal no CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
2014 – Membro da European Association for Psycotherapy.
2007 – Pós-graduação em Psicoterapia Somática em Biossíntese no CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese.
2004 – Terapeuta Florais Saint Germain.
2002 – Terceiro Nível de Reiki.
1998 – Licenciatura em Psicologia Clínica e de Aconselhamento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Psicóloga Clínica membro efetivo da ordem dos psicólogos e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.


PROFISSIONAL
Desde 2015 – Professora/Formadora da Pós-Graduação em Biossíntese CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese.
Desde 2014 – Supervisora de Psicoterapeutas em Estágio da Pós-graduação em Biossíntese.
Desde 2009 – Diretora da Clínica de Acompanhamento Terapêutico de Baixo Custo, CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese.
2008/2012 – Professora/Assistente no 8º curso de Pós-graduação em Biossíntese no CPSB – Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese.
2005/2009 – Acompanhamento clínico a adolescentes e adultos na Clínica “Tratse” na Parede.
1999/2009 – Acompanhamento clínico a adolescentes e adultos na Clínica Médica “São Paulo” na Malveira.


PESSOAL
Tenho muitas paixões na minha vida, a minha família, o mar, a montanha, o som dos pássaros, meditação, e muitas mais. Venho de uma família grande e desde muito cedo que sentia que tinha uma vontade em compreender e ajudar os outros e a mim mesma. Na altura queria ajudar tudo e todos, mais tarde percebi que isso se chama vocação. Sinto que tenho a melhor profissão do mundo, poder acompanhar os meus pacientes numa etapa do seu caminho e mostrar-lhes os cruzamentos, eles escolhem para onde querem ir e eu acompanho-os, eles vivem experiências, sentem emoções, observam as suas crenças, encontram sol e chuva, pedras e flores, e vamos dançando com o que a vida vai trazendo. Às vezes conseguimos retirar as pedras, outras vezes contornamo-las, outras ficamos molhados com a tempestade, e outras vezes felizes ao sentir o sol. Acompanhar o meu paciente neste caminho é o que confere significância ao trabalho que desenvolvo, poder ajudar alguém a alterar os seus estados de angústia, ansiedade, desconforto, ou profundo mal-estar e encontrar um recurso, uma construção, é um desafio que faz sentido todos os dias. Um caminho que também faço na minha viagem da vida.
Despeço-me com esta frase: “…Um terapeuta é uma alma ferida…” David Boadella.


ESPECIALIDADE

Psicologia Clínica

Comments

Popular posts from this blog

Love Bali | A Nossa Fitoterapia - Ana Galhardo Simões

"Como psicoterapeuta corporal fui sentindo ao longo dos anos a necessidade de ir ao encontro das necessidades das pessoas de forma simples e natural. Os nossos problemas, doenças e dificuldades são o resultado de desequilíbrios físicos, emocionais, espirituais e energéticos! Por vezes tratamos apenas o físico sem conseguir chegar à causa que provocou aquela dissonância no nosso organismo, no nosso comportamento ou no nosso bem-estar. Desesperados recorremos a químicos que rapidamente aliviam os nossos sintomas e permitem uma falsa sensação de conforto ou satisfação. Comecei por fazer uma formação em terapia floral, no meu caso, Florais de Saint Germain, fascinada mas também um pouco cética! Todos os dias recebia e recebo feedbacks muito positivos dos seus efeitos quer tomados quer utilizados em cremes ou óleos, ou mesmo diretamente na pele. Se já era fascinada pelo poder das plantas e ervas a partir desse momento fiquei fã incondicional. Por vezes os químicos são i...
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"

Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Linfedema Pós-Mastectomia

O cancro de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, apresentando alta incidência e elevadas taxas de mortalidade. Dentro dos recursos terapêuticos auxiliares no tratamento, estão a quimioterapia, hormonoterapia, radioterapia, as técnicas cirúrgicas e a fisioterapia.  A cirurgia contribui para o tratamento e prevenção, porém, pode apresentar várias complicações como o linfedema , que é bastante comum após a cirurgia.  A fisioterapia atua no tratamento do linfedema com diferentes técnicas, entre elas encontramos a drenagem linfática manual , que é uma técnica bastante utilizada na prevenção e tratamento do linfedema, proporcionando bons resultados, conforme comprovado no seguinte estudo .