Atualmente existe
mais consciência das perturbações que afetam crianças e adolescentes, o que nos
permite identificar e intervir precocemente, mas também infelizmente
sobrediagnosticar e agir depressa demais. Vivemos numa cultura do imediato!
Pais, profissionais e escolas precisam de resolver as situações para ontem.
Já ninguém aguenta a
frustração, a incerteza, o andar passo a passo e por vezes precipitamos
diagnósticos que ficam como “rótulos” para a vida e que trazem poucos
benefícios a quem carrega com o peso desse fardo. É neste caminho de procura de
diagnósticos e intervenções rápidas que muitas crianças se vêm medicadas em
função de sintomas que nem sempre falam sobre o que se passa verdadeiramente.
Aditi Shankardass,
Neurocientista, defende que muitas perturbações do desenvolvimento e da
aprendizagem estão insuficientemente ou erradamente diagnosticadas, com base
exclusivamente numa perspetiva comportamental e é pioneira na utilização da
tecnologia de EEG (permite observar o funcionamento do cérebro) no diagnóstico
correto de perturbações que estão relacionados com alterações no funcionamento
do cérebro.
Sabemos que muitas
vezes a base não está nesses transtornos do funcionamento do cérebro, mas em
questões sociais, culturais e emocionais que foram pano de fundo das alterações
neurofisiológicas e de maturação de determinadas áreas cerebrais. Precisamos olhar/avaliar
o seu funcionamento para não precipitarmos “sentenças” e tratamentos que podem
não ser os mais indicados.
É sem dúvida o caso
da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, que tem vindo a ser
excessivamente diagnosticada, com base apenas na observação ou relato
comportamental, mesmo sabendo-se que um diagnóstico correto implica que exista
uma alteração no funcionamento da Dopamina e/ou da Noradrenalina na área
pré-frontal do cérebro. À pergunta, como é que o seu filho foi diagnosticado, a
resposta é invariavelmente, pelo comportamento. Insuficiente!
Era preciso
encontrar algo que nos permitisse com eficiência observar os parâmetros
alterados nestes diagnósticos e intervir de forma diferenciada.
É cada vez mais
urgente trabalhar em parceria, de forma multidisciplinar, com mais olhos,
ouvidos e várias especialidades, para podermos abarcar a infinidade de
situações de cariz físico, emocional, social e cultural que apresentam.
Na consulta de
Desenvolvimento na Aprendizagem conjugamos duas especialidades terapêuticas: a
Medicina Quântica (Sistema de Biofeedback e Neurofeedback) e a Psicoterapia
Corporal. É uma conjugação moderna e eficiente onde a área tecnológica e
científica se junta à Psicologia, exponenciando o sucesso clínico na resolução
destas problemáticas.
A tecnologia da
Medicina Quântica (Sistema de Biofeedback e Neurofeedback) é uma tecnologia
inovadora, que trabalha através de frequências eletromagnéticas, que permitem a
avaliação e estimulação de órgãos, glândulas, ondas cerebrais, hormonas e
neurotransmissores, entre outros, cujas alterações estão na base dos sintomas e
patologias apresentadas. Permite observar as alterações que corroboram
determinados diagnósticos, bem como atuar diretamente nas dissonâncias que
apresentam.
Na Perturbação de
Hiperatividade e Défice de Atenção existe uma irregularidade nos níveis de
atividade de ondas cerebrais alfa, beta, teta, ou delta, entre outras,
presentes no EEG. Verifica-se uma presença aumentada das oscilações de lenta
frequência (teta) e a presença diminuída das oscilações de rápida frequência
(beta). Um dos tratamentos mais utilizados e investigados neste campo consiste
em aumentar a produção da atividade beta (16-20Hz) e suprimir a produção de
atividade das frequências teta (4-8Hz). Já existem estudos que comprovam que a
terapia por biofeedback/neurofeedback pode provocar o efeito estimulante que o
corpo precisa, em alternativa à medicação química (ritalina, concerta ou
rubifen), capaz de minorar os sintomas que intervêm negativamente no
desenvolvimento e aprendizagem.
A terapia quântica
permite não só a estimulação frequêncial necessária, avaliando e impulsionando
a atividade cerebral, bem como a análise e tratamento de sintomas
complementares, que muitas vezes estão associados aos transtornos apresentados.
Psicoterapeuta
Corporal / Medicina Quântica e Medicina Chinesa
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