Skip to main content

Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Linfedema Pós-Mastectomia


O cancro de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, apresentando alta incidência e elevadas taxas de mortalidade. Dentro dos recursos terapêuticos auxiliares no tratamento, estão a quimioterapia, hormonoterapia, radioterapia, as técnicas cirúrgicas e a fisioterapia. 
A cirurgia contribui para o tratamento e prevenção, porém, pode apresentar várias complicações como o linfedema, que é bastante comum após a cirurgia. 
A fisioterapia atua no tratamento do linfedema com diferentes técnicas, entre elas encontramos a drenagem linfática manual, que é uma técnica bastante utilizada na prevenção e tratamento do linfedema, proporcionando bons resultados, conforme comprovado no seguinte estudo.






Comments

Popular posts from this blog

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa

Equipa: Verónica Pinto-Bruesten

Verónica Pinto-Bruesten EDUCAÇÃO Psicóloga Clínica – Universidade Católica de Caracas. (Equivalência da Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Psiconeuroimunología. Universidade do Zulia/FCS. Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental – Certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento – APTC. Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Pós-Graduação em “Stress, Envelhecimento e Neurodegeneração. Intervenções psicológicas e farmacológicas” – UNED – Madrid. Pós-Graduação em Psicologia do Comportamento Organizacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Técnicas de Respiração e Relaxamento, Coerência Cardíaca, Estimulação Bilateral Interhemisférica (EBAI), Gestão do Stress, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Intervenção Psicológica em grupos, Hipnose na Gestão
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"