Skip to main content

Especialidades: Osteopatia


Osteopatia
O corpo tem capacidade e meios para se auto-curar

A Osteopatia é uma terapia holística que teve o seu início em 1874, por Andrew Still, nos Estados Unidos da América. Tem na sua base conhecimentos de anatomia, fisiologia e patologia, e ainda sobre a forma como as três componentes se interligam, influenciam e intervêm no surgimento da doença.

A Osteopatia defende que o corpo tem a capacidade e os meios necessários para a sua auto-cura, por isso o osteopata, através da avaliação das diferentes estruturas (músculo-esqueléticas, viscerais, nervosas, etc.) e das suas funções, aplica um conjunto de técnicas exclusivamente manuais, a fim de retificar todas as disfunções que comprometem a homeostasia do corpo.  Assim, o osteopata elabora, em conjunto com o paciente, um plano de tratamento individualizado e personalizado para a resolução dos mais diferentes problemas:

– Lombalgias, cervicalgias e torcicolos;
– Hérnias e prolapsos discais;
– Problemas digestivos, ginecológicos, hormonais, neuro endócrinos e renais: refluxo, azia, gastrites, cólon irritável, dismenorreias, infertilidade, cálculos renais, entre outros;
– Problemas oculares, auditivos e temporo-mandibulares: vertigens, enxaquecas, zumbidos, estrabismo, visão dupla, mordida cruzada, entre outras;
– Problemas pediátricos: cólicas, refluxo, torcicolos, estrabismo, plagiocefalias, distúrbios de sono, entre outros.   A frequência dos tratamentos depende da avaliação inicial e da evolução do quadro clínico. 


ESPECIALISTA

Comments

Popular posts from this blog

"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"

Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Tratamento do Linfedema Pós-Mastectomia

O cancro de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, apresentando alta incidência e elevadas taxas de mortalidade. Dentro dos recursos terapêuticos auxiliares no tratamento, estão a quimioterapia, hormonoterapia, radioterapia, as técnicas cirúrgicas e a fisioterapia.  A cirurgia contribui para o tratamento e prevenção, porém, pode apresentar várias complicações como o linfedema , que é bastante comum após a cirurgia.  A fisioterapia atua no tratamento do linfedema com diferentes técnicas, entre elas encontramos a drenagem linfática manual , que é uma técnica bastante utilizada na prevenção e tratamento do linfedema, proporcionando bons resultados, conforme comprovado no seguinte estudo .

Eficácia das técnicas de massagem para a redução de gordura localizada e celulite

O fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, é uma patologia que atinge a estrutura dermo-hipodérmica, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, espessamento sub-epidérmico, podendo apresentar um quadro álgico evoluindo para um déficit funcional no membro inferior acometido.  Muitas mulheres procuram tratamentos estéticos para tentar se encaixar nos padrões de beleza, estabelecidos nos dias atuais. Entre os principais tratamentos, temos a massagem modeladora, que tem como principal objetivo trabalhar de forma localizada a parte onde se deseja uma redução de medidas e uma melhora da aparência da FEG, ativando a circulação sanguínea, com os movimentos firmes, rápidos e repetitivos. Verificamos que através de artigos pesquisados sobre a FEG, a massagem modeladora, tem uma eficácia significativa na melhora do tratamento da FEG. Leia o estudo completo aqui .