Skip to main content

Nos bebés o Refluxo Esofágico é comum! Mas será normal??



Nos bebés o RGE (Refluxo gastro esofágico) é comum! Mas será normal??

O RGE é a passagem do conteúdo gástrico para o esófago e nos bebés pode acontecer por várias estruturas do seu corpo ainda estarem em desenvolvimento, por exemplo a válvula que separa o estômago do esófago ainda não fecha bem ou o diafragma ainda está muito horizontalizado. Para além disso o leite materno é muito líquido e os bebés passam muitas horas do seu dia deitados.

Mas quais são os sinais de RGE?
Os sintomas, regra geral, são mais frequentes após as refeições:
- irritabilidade e choro,
- vómito ou regurgitação,
- dificuldade em mamar,
- diminuição do apetite ou recusa a alimentar-se,
- perda de peso,
- alterações no padrão de sono.

É certo que com o crescimento do bebé e a introdução de alimentos sólidos o RGE melhora, e até existem alguns truques que podem ajudar a reduzir os episódios de refluxo, como:
- alterar a pega na mama/biberão,
- manter o bebé numa posição verticalizada durante e 30 min após a amamentação,
- oferecer pequenas quantidades de alimento e várias vezes ao dia,
- deitar o bebé na cama com cabeceira elevada,
- usar roupa confortável e sem apertar a fralda em demasia na zona do abdómen.

Mas não seria melhor TRATAR as causas mecânicas do RGE?
A Osteopatia pode ser A ajuda! Através de técnicas manuais suaves o Osteopata vai avaliar e tratar todas as disfunções mecânicas que podem estar a promover o RGE e assim prevenir sequelas no seu bebé, tão importantes como:
- perda de peso,
- inflamação da mucosa do esófago,
- pneumonia por aspiração,
- sinusite e/ ou otite.

Melhor que tratar as complicações será preveni-las.
Consulte o seu Osteopata.




Comments

Popular posts from this blog

Love Bali | A Nossa Fitoterapia - Ana Galhardo Simões

"Como psicoterapeuta corporal fui sentindo ao longo dos anos a necessidade de ir ao encontro das necessidades das pessoas de forma simples e natural. Os nossos problemas, doenças e dificuldades são o resultado de desequilíbrios físicos, emocionais, espirituais e energéticos! Por vezes tratamos apenas o físico sem conseguir chegar à causa que provocou aquela dissonância no nosso organismo, no nosso comportamento ou no nosso bem-estar. Desesperados recorremos a químicos que rapidamente aliviam os nossos sintomas e permitem uma falsa sensação de conforto ou satisfação. Comecei por fazer uma formação em terapia floral, no meu caso, Florais de Saint Germain, fascinada mas também um pouco cética! Todos os dias recebia e recebo feedbacks muito positivos dos seus efeitos quer tomados quer utilizados em cremes ou óleos, ou mesmo diretamente na pele. Se já era fascinada pelo poder das plantas e ervas a partir desse momento fiquei fã incondicional. Por vezes os químicos são i...

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"