Skip to main content

A sua dor pode ter origem visceral?

A nossa coluna é constituída por 24 vértebras e o sacro que protegem a espinhal medula. De cada nível dela saem nervos para os diferentes tecidos do corpo como a pele, os músculos, os vasos ou os órgãos internos, mas também eles enviam informação de retorno para a medula.

Existe por isso uma rede de intercâmbio e comunicação de informação neural entre as diferentes estruturas.
Assim se um órgão interno estiver em disfunção pode gerar alterações nos músculos e na pele que sejam inervados pelos mesmos níveis vertebrais.
Por exemplo: a cápsula que envolve o fígado é inervada pelo nível C4 que também é responsável pela inervação da pele do ombro direito.
Pode-se então colocar a hipótese que uma dor no ombro direito pode ser originada por uma disfunção do fígado!

A dor de origem visceral é difusa, reflexa e provoca sensibilidade dos tecidos do mesmo segmento vertebral.
E os órgãos internos podem também provocar limitações da mobilidade da coluna e dos membros através de conexões contiguas fasciais.


A Osteopatia através da avaliação das diferentes estruturas (músculo-esqueléticas, viscerais, nervosas, etc) e das suas funções pode ser uma mais-valia na resolução deste problema. Ela utiliza técnicas exclusivamente manuais que ajudam a restaurar a mobilidade dos segmentos afectados, diminuir espasmo e aderências viscerais e melhorar a vascularização das diferentes estruturas, sendo por isso uma opção para o tratamento de dores de origem visceral (tendo sido descartadas doenças sistémicas).*

Por isso se a sua dor:
- não alivia com o repouso,
- segue um padrão horário,
- é difusa,
- relaciona-se, por exemplo, com a ingestão de comida ou ciclos menstruais…Pode ter uma origem visceral!

Aconselhe-se junto do seu Osteopata! Com uma avaliação pormenorizada ele poderá ajudá-lo!




 Fonte:

*McSweeney TP, Thomson OP, Johnston R. (2012) The immediate effects of sigmoid colon manipulation on pressure pain thresholds in the lumbar spine. Journal of bodywork and movement therapies. (4):416-23.

Comments

Popular posts from this blog

A Equipa: Pedro MR Veiga

Pedro MR Veiga EDUCAÇÃO Mestrado Integrado em Medicina FCM UNL.  Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde FCM UNL.  Formação em Terapias Alternativas e Complementares. PROFISSIONAL Urgências ORL na Criança IEM/CEPG FCM UNL.  Curso de Pós Graduação em Patologia Vestibular CEPG FCM UNL. XVIII  Curso Teórico Prático de Mesoterapia Hospitalar MFR CHLC HSJ.  Especialização Técnica em Feridas ELCOS.  Curso Técnico ECG WorkApt. PESSOAL Supervisiona uma equipa de vários elementos, formados/diplomados/licenciados em áreas especificas (Medicina, Enfermagem, Dietética, Terapias Alternativas e Complementares), que contribuem para a implementação de uma boa saúde nos utentes, refletindo o seu modus operandi em clínica. ESPECIALIDADE Medicina Integrativa

Equipa: Verónica Pinto-Bruesten

Verónica Pinto-Bruesten EDUCAÇÃO Psicóloga Clínica – Universidade Católica de Caracas. (Equivalência da Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Psiconeuroimunología. Universidade do Zulia/FCS. Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental – Certificada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento – APTC. Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Pós-Graduação em “Stress, Envelhecimento e Neurodegeneração. Intervenções psicológicas e farmacológicas” – UNED – Madrid. Pós-Graduação em Psicologia do Comportamento Organizacional. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA – Lisboa. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Técnicas de Respiração e Relaxamento, Coerência Cardíaca, Estimulação Bilateral Interhemisférica (EBAI), Gestão do Stress, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Gestalt, Intervenção Psicológica em grupos, Hipnose na Gestão
"A importância da alimentação com  Danah Mor, Especialista em saúde e Medicina Preventiva"